CONTABILIDADE AVANÇADA


Estudamos que as aplicações em “commercial paper” são notas promissórias emitidas por sociedades anônimas no Brasil com o objetivo de captarem recursos de curto prazo no mercado financeiro nacional ou internacional. Da mesma forma que, vimos em nossos estudos que as aplicações em debêntures são títulos emitidos por sociedades anônimas para captar recursos a médio e longo prazo (mais que 360 dias). Desta forma, são dívidas contraídas por uma empresa perante investidores que emprestam recursos nas condições estabelecidas quando do lançamento das debêntures. As debêntures emitidas representam dívidas contraídas por uma sociedade anônima. Sabendo disso, analise os itens a seguir:

 

I - Os juros na “commercial paper” são fixos, variáveis e misto.

II - A aplicação “commercial paper” não oferece garantia.

III - É possível a participação nos lucros da aplicação em debêntures, dependendo do termo de lançamento.

IV - A aplicação em debêntures não oferece garantia.

 

Está correto o que se afirma em:


I, apenas.


II e III, apenas.


IV, apenas.


III e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.

Tratando-se de aplicações de renda fixa em títulos privados, sabendo que as principais aplicações disponíveis no mercado financeiro brasileiro são: Certificados de Depósito Bancário (CDB); Recibo de Depósito Bancário (RDB); Letras Hipotecárias (LH); Aplicação em commercial paper e Aplicação em debêntures, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 (    ) Recibo de Depósito Bancário (RDB) são aplicações financeiras de renda fixa. A única diferença entre os RDBs e os CDBs é que os RDBs não podem ser transferidos para terceiros.

(    ) Aplicações em debêntures são títulos emitidos por sociedades anônimas para captar recursos a médio e longo prazo (mais que 360 dias). Desta forma, são dívidas contraídas por uma empresa perante investidores que emprestam recursos nas condições estabelecidas quando do lançamento das debêntures. As debêntures emitidas representam dívidas contraídas por uma sociedade anônima.

(    ) As Letras Hipotecárias são aplicações financeiras muito comuns no mercado financeiro, utilizados pelas instituições financeiras para captar recursos de pessoas físicas ou jurídicas. Esses títulos oferecem correção monetária e juros pré ou pós-fixados e podem ser transferidos para terceiros.

(    ) Aplicações em “commercial paper” são notas promissórias emitidas por sociedades anônimas no Brasil com o objetivo de captarem recursos de curto prazo no mercado financeiro nacional ou internacional. O prazo de vencimento usual, quando a emissão é feita por sociedades anônimas de capital fechado, é de 30 a 180 dias, e, no caso de sociedades anônimas de capital aberto, o prazo é de 30 até 360 dias.


F, F, V, V.


F, F, V, F.


V, V, F, V.


F, F, F, V.


V, V, F, F.

Sabendo que o método da equivalência patrimonial é obrigatório, de acordo com o determinado no art. 248 da Lei nº 6.404/76 (com as alterações introduzidas pelas Leis nº 11.638/07 e 11.941/09) para os investimentos em controladas, coligadas, sociedades que fazem parte de um mesmo grupo e sociedades que estejam sob controle comum, assinale a alternativa INCORRETA.


São coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influência significativa na administração da investida, sem que haja o controle.


Controle comum ou em conjunto é o compartilhamento do controle mediante um contrato estabelecido entre as investidoras. As decisões estratégicas, financeiras ou operacionais sobre as atividades da investida exigem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle.


Se uma investidora e a investida tiverem um controlador comum, o investimento será avaliado pelo MEP, independentemente da participação da investidora no capital da investida.


Sociedade controladora é a empresa investidora que detiver, direta ou indiretamente, mais de 50% do capital votante de uma sociedade investida, que é denominada controlada.


De acordo com a CVM e a Resolução CFC nº 1.241/09, bem como o CPC 18 - Investimento em Coligada e Controlada, consideram que a existência da influência significativa é evidenciada quando ocorrer apenas a representação no Conselho de Administração ou na Diretoria da investida.

A avaliação de investimentos pelo método do custo de aquisição consiste em atribuir ao investimento o valor originalmente pago por ele, e quando couber, acrescer a correção monetária, a variação cambial e os juros, e deduzir a provisão para ajustá-lo ao valor de mercado ou à Provisão para Perdas. 

Sobre as técnicas da avaliação pelo Método do Custo de Aquisição, analise as assertivas abaixo: 

I - Vale ressaltar que entre os títulos de crédito e outros valores mobiliários classificáveis no AC e no ARLP incluem-se os investimentos em títulos representativos do capital de outras sociedades, como em ações e quotas.

II - Ainda, deve-se considerar que dentre esses investimentos, ocorrem aqueles que oferecem rentabilidade garantida (Aplicações em Fundos de Liquidez Imediata, bem como aplicações em Títulos de Renda Fixa ou Variável - CDBs, RDBs etc.).

III - Os investimentos devem ser avaliados adequadamente, e é preciso analisá-los conforme a sua natureza, uma vez que cada tipo de investimento apresenta característica própria, podendo variar quanto aos rendimentos, encargos, liquidez etc. Desta forma, a técnica de avaliação dos investimentos pelo Método do Custo de Aquisição consiste em adotar o valor original (custo de aquisição) diminuído da provisão para redução ao valor de mercado ou de provisão para perdas.

IV - Deve-se considerar ainda, que em relação aos investimentos com rentabilidade garantida, na data do levantamento do balanço, para fins de avaliação do seu correto valor, ao valor original não deve-se adicionar os rendimentos auferidos no período, como correção monetária, variações cambiais e juros.

Estão corretas:


III e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III, apenas.

O balanço social é um demonstrativo de elaboração espontânea e voluntária, publicado anualmente pelas empresas, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidos aos empregados, aos investidores, aos analistas de mercado, aos acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. 

De acordo com essas e outras informações, assinale a alternativa INCORRETA:


O balanço social é um valoroso documento porque propicia analisar a situação econômica e financeira da empresa, bem como seu comprometimento com o social e o meio ambiente, dando mais elementos aos investidores e mais clareza aos órgãos financiadores.


O balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta.


No balanço social, a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades e buscando melhorar a qualidade de vida, ou seja, sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre as empresas, a sociedade e o meio ambiente.


Entende-se por balanço social o documento pelo qual a empresa apresenta dados que permitam identificar o perfil da sua atuação socioambiental, a quantidade de suas relações com os empregados, a participação destes nos resultados econômicos da empresa e as possibilidades de seu desenvolvimento pessoal, o cumprimento das cláusulas sociais e a interação da empresa com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.


Entende-se por balanço patrimonial o documento pelo qual a empresa apresenta dados que permitam identificar o perfil da sua atuação socioambiental, a quantidade de suas relações com os empregados, a participação destes nos resultados econômicos da empresa e as possibilidades de seu desenvolvimento pessoal, o cumprimento das cláusulas sociais e a interação da empresa com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um dos componentes do balanço social e por isso tem a finalidade de demonstrar a riqueza e sua distribuição pela entidade, e sua elaboração deverá ser feita de acordo com as regras constantes na NBC T 1 - Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, cujos dados são obtidos principalmente por meio da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). 

Sobre a DVA, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:


A DVA elaborada pela entidade deve ser apresentada ao término de cada exercício social como parte alheia às demonstrações contábeis que são divulgadas.


A DVA não expõe o valor adicionado pela empresa em razão de suas atividades; a forma de distribuição da riqueza gerada, entre empregados, acionistas, financiadores de capital, governo, comunidade; e a parcela retida na empresa para reinvestimento.


A DVA deve evidenciar a participação dos sócios controladores e prestar informações aos usuários das demonstrações contábeis relativas à maneira como a riqueza de determinada entidade foi criada, sem considerar os procedimentos utilizados para a sua distribuição.


É importante que todas as pessoas jurídicas divulguem suas demonstrações contábeis, inclusive que procedam à elaboração da DVA, tendo em vista a sua obrigatoriedade.


A demonstração do valor adicionado evidencia a riqueza econômica produzida pela companhia em determinado exercício.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), como seu próprio nome indica, destina-se a prestar informações sobre os fluxos financeiros (entradas e saídas de dinheiro) no decorrer do exercício social e possibilita melhor avaliação da capacidade de geração de caixa da empresa e, também, das condições de liquidez e solvência. Portanto, a Demonstração dos Fluxos de Caixa dá maior transparência ao conjunto de demonstrações divulgadas no mercado. 

Assim sendo, analise as afirmativas a seguir e assinale a INCORRETA:


Entendemos que não é necessário a divulgação dos fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimentos separada das demais atividades, principalmente na observação do montante de recursos destinados a itens cuja função patrimonial é a geração de fluxos de caixa futuros.


Na Demonstração dos Fluxos de Caixa, as movimentações das disponibilidades são divididas em três grupos distintos: atividades operacionais, atividades de investimentos e atividades de financiamentos.


Fluxo de caixa são as entradas e as saídas de caixa e equivalentes de caixa. Todo fluxo denota movimento, logo a DFC é dinâmica e mostra as variações ocorridas entre os saldos de caixa de dois períodos consecutivos. Para entendermos um fluxo de caixa, é necessário observarmos as operações realizadas pela empresa e outros eventos que afetam o caixa de maneira positiva ou negativa.


O financiamento de um empreendimento pode ser feito com capital próprio ou capital de terceiros. A geração ou consumo de caixa decorrentes de atividades financeiras concentram os fluxos de capitais de terceiros (instituições financeiras) ou próprio (sócios ou acionistas). Como exemplos de situações das atividades de financiamentos, temos pagamentos de caixa a investidores para adquirir ou resgatar ações da entidade.


Os fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais têm origem nas principais atividades geradoras de receitas da empresa, que resultam das transações e de outros eventos que são computados na apuração do lucro líquido ou prejuízo.

De um modo geral, podemos entender que as origens dos recursos correspondem às fontes de financiamentos dos recursos que a empresa possui, ou seja, de onde vieram os recursos que compõem o patrimônio. Por sua vez, as aplicações dos recursos correspondem aos investimentos dos recursos da empresa, ou seja, onde a entidade empresarial está investindo seus recursos. 

Neste sentido, assinale a alternativa correta:


Ao estudar o Balanço Patrimonial, um dos mais importantes relatórios contábeis atuais, pode-se perceber a evidenciação por meio dos saldos das contas que nele são contidas, a apuração do resultado por meio da sua estrutura dedutiva e vertical, chegando ao resultado líquido.


No Balanço Patrimonial, temos as contas representativas das receitas e despesas, que chamamos de Ativo, da mesma forma que, temos as contas que representam as obrigações com terceiros e com os sócios, que chamamos de Passivo e Patrimônio Líquido, respectivamente.


No Balanço Patrimonial, temos as contas representativas dos bens e direitos, que chamamos de Passivo, da mesma forma que, temos as contas que representam as obrigações com terceiros e com os sócios, que chamamos de Ativo e Patrimônio Líquido, respectivamente.


Temos que as origens e as aplicações de recursos decorrem de fatos administrativos que diariamente acontecem na empresa. Todavia, nem todos os fatos administrativos que ocorrem na empresa interferem na DOAR. Para que possa interferir e fazer parte dela, da DOAR, é preciso que o fato administrativo provoque, direta ou indiretamente, modificação no CCL ou CGL.


Podemos entender que o Passivo demonstra as aplicações dos recursos, enquanto o Ativo mostra a origem desses recursos.

Quando as sociedades empresárias possuem investimentos no exterior, por exemplo, filiais, coligadas ou controladas, seus resultados são afetados diretamente pelas mudanças na taxa de câmbio, especialmente no que diz respeito à variação cambial originária desses investimentos. 

Neste sentido, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - Taxa de fechamento é a taxa de câmbio à vista vigente ao término do período de reporte.

II - Variação cambial é a diferença resultante da conversão de um número específico de unidades de uma moeda para outra, a diferentes taxas cambiais.

III - Moeda estrangeira é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera.

IV - Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.


Somente I, II e IV estão corretas.


Somente III e IV estão corretas.


Somente I e II estão corretas.


Somente I e IV estão corretas.


Somente II, III e IV estão corretas.

Estudamos que a transação em moeda estrangeira surge e é liquidada em moeda estrangeira incluindo outras transações. 

Com base nessas informações e sobre o reconhecimento dessas transações, assinale a alternativa correta:


O registro inicial é feito em moeda estrangeira e aplicado ao valor da taxa de câmbio do valor funcional e a moeda estrangeira na data da transação.


Quando apenas vende produtos ou serviços, cujo preço é estabelecido em uma moeda estrangeira.


Quando apenas empresta fundos, quando os valores a pagar ou a receber são estabelecidos em uma moeda estrangeira.


Quando apenas toma emprestado, no qual os valores a pagar ou a receber são estabelecidos em uma moeda estrangeira.


Quando de alguma outra forma adquire ou dispõe de ativos, ou incorre ou liquida passivos estabelecidos em uma moeda estrangeira.

Páginas: 12345678910